Criar Aplicativos para Celular: Minha Ideia vai Valer a Pena?

Criar Aplicativos para Celular: Minha Ideia vai Valer a Pena?

Criar Aplicativos para Celular: Como Buscar Inspiração e e Saber se sua Ideia vai Valer a Pena?

Para você que esta com uma ideia ou esta buscando uma para desenvolver um aplicativo e não sabe por onde começar, vou deixar pra você algumas ações que vâo te ajudar a identificar se vão valer a pena e de quebra te inspirar com novas ideias.

 

Pergunte-se

Porque as Pessoas irão Baixar o seu Aplicativo? Qual o Propósito Dele?

Primeira pergunta que você deve responder e na minha opinião é definitivamente destruidora de ideias é… porque as pessoas irão baixar o seu aplicativo? Qual o Propósito dele? Esta resposta vai fazer toda a diferença.

Analise o Mercado

Pegue sua resposta e faça uma analise comparativa com as soluções apresentadas no mercado, como por exemplo: “o meu aplicativo é para anunciar empresas na minha região” agora busque uma solução que anuncie as empresas na internet em formas de anuncio local.. a resposta seria Google, e responda a pergunta, por que as empresas irão anunciar no seu aplicativo e não no google? você vai conseguir concorrer com o google? acha que consegue ser melhor? você vai descobrir que muitas vezes sera preciso repensar nossas ideias e buscar nichos mais específicos.

 

Trabalhe com Foco em um Nicho

Uma dica que não me canso de falar é que ao invés de trabalhar com muita abrangência e concorrer diretamente com os gigantes, escolha um nicho em específico e trabalhe sendo específico, e para isso  então os passos seguintes serão cruciais para que tudo der certo daqui pra frente agora que passamos essa primeira fase.

 

Conheça suas Limitações

Lembre-se que você esta trabalhando com uma plataforma de criação de aplicativos para celular, onde a proposta é entregar soluções rápidas, praticas sem a necessidade de saber programação, então você vai trabalhar com recursos que ja vão estar prontos e na sua maioria não será possível alterar o seu funcionamento e sera preciso se adaptar a solução entregue pela plataforma que se adaptam ao maior numero de necessidades possíveis, pois ja foram pensadas, estudandes e desenvolvidas para esse fim.

 

Pesquise mais a fundo

Agora que você sabe o propósito do seu aplicativo e seus limites, é essencial uma PESQUISA, faça uma busca detalhada e veja se encontra alguma empresa, aplicativo, site, procure nas lojas Google Play, Apple Store, Google, instale no seu celular, navegue através dele, veja a quantidade de downloads desse aplicativo, faça anotações sobre pontos fortes e fracos, entre nas redes sociais, procure por comentários, fóruns, observe e veja o que seu público busca o que ele  elogia, reclama, seu objetivo é conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, tenha isso bem claro e descrito  em uma tabela do tipo comparativa.

Se você não encontrar nada parecido no mercado pode ser um bom sinal, ou não, o resultado da sua pesquisa do nicho que vão dizer isso pra você com maior clareza.

Neste caso será preciso buscar pelos  profissionais, estabelecimentos, dificuldades, problemas, necessidades e soluções.

 

Comece pelo que você gosta e sabe

Gosto de sugerir em casos assim, começar buscando algo que faça parte da sua experiencia de vida, assim como hobbys, esporte, profissões,  tudo pode virar aplicativo, esta intimidade com a area, faz toda a diferença, imagine-se naqueles momentos que passou dificuldade e precisou de uma solução é ai que a maioria das ideias surgem.

 

Cases

Exemplos: App para salões de beleza foi desenvolvido através de estudos e pesquisas com profissionais do nicho, foi perguntado qual seria a dificuldade enfrentada pelo profissional e foi descoberto uma incrivel necessidade para o agendamento e organização dessa agenda pelos estabelecimentos, pois é perdido muito tempo no telefone, whatsapp, em agendar esses clientes pois é preciso dar todas as informações a cada novo agendamento, e as soluções oferecidas no mercado são muito simples e custam caro, existem sites que só criam um aplicativo de cartão fidelidade por exemplo que custa mais caro que um aplicativo na NiceApp, os app para salão de beleza resolve tudo isso e entrega todos os contatos e serviços e a facilidade de agendamento, cartão fidelidade tudo na mão do seu cliente a um clique de distancia. Resolvendo de uma vez o problema pois os clientes através do aplicativo. Este é um exemplo de muitos outros que irei passando pra você aqui pelo blog.

 

Obrigado por chegar até aqui, espero ter te ajudado a ampliar suas ideias, deixe sua sugestão, dúvidas, estarei aqui para lhe ajudar a criar e viver de aplicativo 🙂 até a próxima.

Deixe uma resposta