Apple não Aceita mais Plataformas de Criação de Aplicativos? só que simmm!

Apple não Aceita mais Plataformas de Criação de Aplicativos? só que simmm!

A partir de junho de 2017, a Apple anunciou novas regras (Diretrizes de revisão da App Store) projetadas para reduzir o número de “spam” e “clones” (que é como a apple esta chamando) e também aplicativos que não são mais baixados a bastante tempo em sua App Store.

Isso fez a Apple alterar as diretrizes para aumentar a singularidade dos aplicativos e limpar a App Store.

A Seção 4.2.6 da sua última diretriz afirma claramente que: “Os aplicativos criados a partir de um modelo de comercialização ou serviço de geração de aplicativos serão rejeitados“.

Isto simplesmente, significa que a Apple tem o direito de proibir qualquer aplicativo que compartilhe uma base de código ou modelo com outro aplicativo.

A plataforma aplicativosparacelular.net, teve algumas aprovações na Apple quando o cliente adquiriu uma conta de desenvolvedor para ele e postou um único aplicativo, mais não é algo que podemos confirmar, isso é apenas um requisito ja exigido pela Apple antes mais “deixava passar” para ajudar seus desenvolvedores a crescer.

Então antes de publicar na Apple é feito uma pré-checagem detalhada antes do envio, que aumentará as chances do aplicativo estar sendo publicado, mais irá tornar o processo de publicação um pouco mais lento. Se percebemos quaisquer aspecto que não cumpra com as novas diretrizes, enviaremos um email com informações e dicas sobre como proceder para que todo o processo de publicação seja o mais eficiente possível e realmente seja aprovada.

 

O que fazer?

O que  fazer para que um aplicativo cumpra as novas diretrizes da Apple?

Há vários pontos que você, como nosso cliente, pode ter em consideração ao criar seu aplicativo, para que tenha maior chance de ser publicado na Apple Store.

Veja as dicas mais importantes com base nestas novas diretrizes.

Nova diretriz de design da Apple (inglês)

Segurança

Quando as pessoas instalam um aplicativo, eles querem um aplicativo seguro com conteúdo apropriado. Seu aplicativo não deve conter conteúdo perturbador ou ofensivo, danificar dispositivos ou causar danos físicos por sua utilização.

Então você precisa deixar bem claro seu contato para que as pessoas se comuniquem com você, obtenham suporte, envie perguntas, deixe isso mais claro possível.

Desempenho

Antes de enviar, seu aplicativo precisa estar completo sem páginas em branco; Todas as informações e metadados devem estar completos e os URLs devem estar funcionando corretamente.

Descrições, capturas de tela e visualizações devem mostrar exatamente o conteúdo do seu aplicativo. Além disso, as classificações e palavras-chave de “Categoria e gênero” devem ser preenchidas e apropriadas para o conteúdo do aplicativo.

Seja completamente honesto sobre o que o aplicativo pode fazer e quais são suas características, a Apple rejeitará aplicativos que não funcionam conforme anunciado.

Por fim, certifique-se de que a versão final do seu aplicativo tenha sido testada quanto a erros e estabilidade antes de enviá-lo.

* É importante notar que a aplicativosparacelular.net não analisará aplicativos inacabados, e estes não serão incluídos na pré-checagem grátis.

Enviar aplicativos não concluídos ou usar apenas opções de modelo com certeza você terá um aplicativo rejeitado na App Store.

Negócios

Há muitas maneiras de rentabilizar o seu aplicativo, mas você precisa se certificar de que seu modelo de negócios é óbvio (explique isso nos metadados e na App Review).

Se não está claro como o aplicativo funciona ou as compras no aplicativo não são imediatamente óbvias, isso pode atrasar a revisão ou até mesmo rejeitar sua aplicação.

Você pode dar às pessoas a opção de desbloquear recursos ou funcionalidades em seu aplicativo, mas você deve usar a compra no aplicativo. As aplicações não podem incluir outras chamadas para outras ações além da compra no aplicativo

Design

Cada aplicativo precisa ser único e adicionar algo à loja que ainda não existe (conteúdo e design exclusivo). Não basta copiar outro aplicativo, mas venha com suas próprias idéias incríveis.

Aplicativos que não possuem um design único e apenas usam capas de modelo, imagens, conteúdo etc. serão rejeitados pela Apple. Então, deixe suas habilidades e imaginação correrem, as possibilidades são infinitas.

Isso também significa que você não deve enviar várias versões de um aplicativo similar. Os desenvolvedores que fizerem isso serão removidos do programa de desenvolvimento do iOS e não vão mais poder postar aplicativos na apple, serão expulsos.

Se você tentar enviar várias versões do mesmo aplicativo resultará em suspensão do programa de desenvolvimento do iOS. Não adianta insistir, tem que cumprir com o que é solicitado caso contrários vai perder a conta na Apple.

Seu aplicativo deve incluir recursos, conteúdo e interface do usuário que o tornem mais do que apenas um site reembalado. Isso faz mais chances de ser aceito se é útil, exclusivo e oferece um valor duradouro (entretenimento). Isso significa que, além dos catálogos, os aplicativos não devem ser principalmente materiais de marketing, propagandas, recortes de web ou uma coleção de links.

Os aplicativos devem ser destinados a um público grande, ter um número grande de usuários e ter que recorrer a um amplo mercado. Se um aplicativo é apenas interessante para um pequeno grupo de pessoas, a Apple pode rejeitá-lo, pois afirmam que a App Store não é o fórum para aplicativos pessoais, portfólio ou galerias de fotos.

Os aplicativos destinados a um pequeno grupo de pessoas serão rejeitados. 🙁 Então percebeu que criar um aplicativo simples, sem graça não vai rolar, tem que ser algo que alcance o maior número possível de pessoas e seja inovador.

Conta de desenvolvedor

A conta de desenvolvedor que custa $99 por ano, é um item essencial para a aprovação do seu aplicativo, isso não garante mais aumenta muito suas chances de publicação, assim como nossa pré-avaliação antes da publicação.

Plataformas Rejeitadas pela Apple

Infelizmente, alguns fabricantes de aplicativos parecem ser diretamente afetados por esta nova regra. Embora tenhamos certeza de que eles estão trabalhando o mais difícil para contorná-lo, há muita confusão sobre o assunto no momento.

Em um esforço para responder suas dúvidas sobre esta difícil situação, continuaremos atualizando esta página com qualquer nova informação que possamos obter. Sinta-se livre para compartilhar sua própria experiência com fabricantes de aplicativos e envios de iOS na nossa seção de comentários, sua opinião é muito importante.

GoodBarber

Como um dos maiores fabricantes de aplicativos lá fora, GoodBarber foi severamente afetado pela nova regra, e eles pararam completamente as publicações na App Store. Em resumo, você não pode atualmente publicar um aplicativo do GoodBarber no iOS.

Note que eles anunciam uma taxa de US $ 450 para cada publicação de aplicativo, mas isso ainda não esta em funcionamento. Tudo o que sabemos até agora é que eles estão tentando uma nova solução com a Apple como sua última atualização a partir de 22 de agosto sugere (disponível para usuários do GoodBarber no seu painel backend).

Vendo o lado positivo, suas declarações foram as mais transparentes e possíveis com todo o ocorrido.

AppMachine

Semelhante ao GoodBarber, a AppMachine não pode atualmente publicar aplicativos no iOS. Aqui está uma cópia do e-mail enviado para revendedores, conforme encontrado no CodeCloud.net:

“Caro Revendedor,

Esta semana, a Apple notificou o AppMachine sobre as Diretrizes de Revisão da Loja de Aplicativos recentemente implementadas (…). Isso significa que, efetivamente, todos os aplicativos que você criar com nossa plataforma serão rejeitados pela equipe de revisão da Apple. Como resultado, desativamos todos os nossos serviços de publicação iOS.

Se você tiver um aplicativo AppMachine iOS existente na App Store, você ainda poderá realizar atualizações de conteúdo. No entanto, todas as atualizações da loja que você faça serão revisadas de acordo com as novas diretrizes, o que resultará na remoção do seu aplicativo da App Store.

Essa mudança veio de forma inesperada, e nós entendemos o impacto potencial que isso pode ter em sua empresa. Estamos investigando ativamente soluções alternativas e atualizaremos você assim que tivermos mais informações “.

Shoutem

Tanto quanto sabemos, a Shoutem ainda pode publicar aplicativos na App Store de acordo com a orientação 4.2.6. Estamos adivinhando que é com a v5 da plataforma e deve ter uma atualização sobre isso muito em breve.

BiznessApps

No dia 30 de agosto, a BiznessApps confirmou que os usuários ainda podem enviar seus aplicativos para a App Store. No entanto, eles terão que pagar uma taxa adicional de US $ 499 por aplicativo iOS. Isto é para os custos de uma revisão interna e eventuais mudanças no aplicativo. No mesmo e-mail, o CEO afirmou que:

A taxa é reembolsável se o aplicativo for rejeitado
BiznessApps ainda está aceitando revendedores
Eles estão em contato direto com a Apple.

BuildFire

O cofundador da BuildFire, Ian Blair, nos contou em um email no dia 29 de agosto que a empresa não é afetada. Eles forneceram um exemplo de um aplicativo publicado no iOS durante a semana.

Swiftic

No momento as publicações da plataforma, Swiftic não foram afetadas

AppInstitute

Um dos nossos usuários informou ter recebido o seu pedido do AppInstitute rejeitado por causa da orientação 4.2.6. No entanto, nos disseram por email no dia 30 que “o AppInstitue ainda continua a publicar aplicativos para a Apple”.

AppYourself

De acordo com nosso último e-mail com AppYourself CMO no dia 29, o AppYourself ainda pode publicar na App Store. Eles não tiveram nenhuma rejeição e ainda são capazes de enviar aplicativos individuais, bem como aplicativos para seus parceiros.

A OCM também teve uma visão positiva da situação. Em uma conversa por e-mail, ele escreveu:

“Eu acredito que a Apple não quer acabar com todos os construtores de aplicativos, mas reduzir o tempo que sua equipe de revisão gasta em aplicativos pobres e os custos associados. Eles provavelmente querem aumentar a qualidade dos aplicativos submetidos em termos de layout, design e principalmente funcionalidade – recursos mais interativos e únicos, melhor valor para o usuário final “.

AppyPie

Em um artigo do SD Times publicado em 16 de agosto, o CEO da AppyPie, Abs Girdhar, admitiu que um deles foi recentemente rejeitado. “Se isso continuar, ele pode ter um grande impacto nas plataformas de aplicativos DIY, que acabará por ter um impacto nos proprietários de pequenas empresas”, afirmou.

E o Google Play?

Como é frequentemente o caso, parece que a Apple e o Google têm maneiras muito diferentes de fazer as coisas.

mais também esta procurando aplicativos de baixa performance e tirando de sua loja

Em contraste com a Apple, o Google é muito forte na pesquisa e é capaz de simplesmente remover aplicativos de baixa qualidade de seus algoritmos de pesquisa. Isso parece uma abordagem muito mais justa para nós, que funciona bastante bem para a World Wide Web.

Então, o que acontece depois?

Infelizmente, nesta fase, a resposta é a mesma para todos: não sabemos. Como você pode imaginar, a decisão da Apple pode ter um efeito desastroso em milhares de pequenas empresas que usam os construtores de arrastar e soltar para criar seus aplicativos. Não há muito a fazer, exceto esperar e ver no que vai dar.

No entanto, aqui estão alguns pontos de atenção:

  • Certos fabricantes de aplicativos podem resolver o problema adicionando uma taxa para cada apresentação da App Store, como BiznessApps. Imaginamos que eles manterão a mesma plataforma para os usuários, mas “disfarçarão” o aplicativo com alguma codificação personalizada antes de enviar para a Apple. Em suma, você terá que pagar o tempo de sua equipe de desenvolvimento.
  • Como revendedor, você poderia aumentar suas chances de publicar seus aplicativos IOS, publicado na própria conta de desenvolvedor do seu cliente. Certifique-se de que o nome da empresa e as correspondências do aplicativo também poderiam ajudar. Tudo isso é uma conjectura neste momento.
  • Se você tiver um aplicativo iOS em seus projetos com uma plataforma de aplicativos que ainda não foi afetada, talvez não seja mais hora de esperar, publique logo. Não há garantia de que sua plataforma de aplicativos possa continuar publicando  na App Store para sempre :(.
  • A Apple não proibiu “aplicativos de modelo” retrospectivamente. Isso significa que seus aplicativos iOS anteriores feitos com as plataformas de aplicativos estão ok. Por enquanto, provavelmente é mais seguro não atualizar o aplicativo.
  • Seria ótimo se todas as plataformas de aplicativos afetadas pudessem trabalhar juntas em busca de uma solução sobre como lidar com esse problema, pois afeta a todos.
  • Se alguém tiver contatos na Apple, seria muito interessante obter uma imagem mais clara da situação: esta ação é será temporária? É apenas para limpar aplicativos de clones? Ou isso afetará permanentemente todos as plataformas de criação de aplicativos?

Bem, sobre a aplicativosparacelular.net, também tivemos algumas rejeições nos últimos dias e também aprovações então a diferença entre eles foi o layout apresentado, formas de engajamento dentro do aplicativo, então a sugestão aqui é a mesma de sempre, para aumentar suas chances de seu aplicativo ser publicado, pense no usuário, seja inovador, apresente um bom layout e quem sabe a Apple não libera o seu aplicativo. Até o momento a aplicativosparacelular.net continua cobrando para taxa de publicação na Apple portanto, revisamos o app e não garantimos a aprovação dos mesmos na Apple por conta do cenário atual.

Sobre as plataformas do Brasil, não foram feitas pesquisas a respeito, vamos coletar alguns dados e ouvir alguns usuários de algumas plataformas e mantenho vocês atualizados OK.

Mais uma vez, obrigado por chegar até aqui, e por favor informe-nos sobre essa situação, pois muitos usuários esperam saber o que fazer a seguir, compartilhe sua experiência com a gente, ela é muito importante pra todos que aguardam uma solução. Obrigado.

Referências e Link original da matéria App Tool Tester |Florian:
https://apptooltester.com/app-store-rejecting-app-maker-apps-guideline-4-2-6/

Deixe uma resposta