Aplicativos: Saiba Como Torna-los Conhecidos Entre os Usuários

Aplicativos: Saiba Como Torna-los Conhecidos Entre os Usuários

 Aplicativos: Saiba Como Torna-los Conhecidos Entre os Usuários

Histórias sobre aplicativos de sucesso estão por toda parte – Ifood, Uber e muitos outros. As empresas por trás desses sucessos criaram aplicativos que rapidamente chegaram ao estrelato e, junto com essa notabilidade, vieram grandes quantidades de receita.

Mas muitos aplicativos, mesmo os mais criativos, inovadores e bem construídos, não experimentam esse tipo de sucesso. Por quê?

Os usuários do Android têm mais de 1,6 milhão de aplicativos para escolher, e os usuários da App Store da Apple podem escolher entre 1,5 milhão. A competição é feroz.

Entender como promover e comercializar seu aplicativo coloca você à frente da concorrência, à medida que você alcança usuários em uma escala muito maior.

Como Promover seu Aplicativo

Antes de tomar as medidas necessárias para promover seu aplicativo e começar a se perguntar como comercializá-lo, é necessário tomar uma decisão. Você deve ser claro sobre seu público-alvo. Quem fará o download do seu aplicativo? A quem você servirá? Existem vários segmentos diferentes ou apenas um?

Depois que essa decisão for tomada, todos os outros esforços de marketing poderão ser fortemente focados e, como resultado, serão mais eficientes. Caso achar necessário, contate uma agência especializada em divulgação no meio online, como por exemplo a WebTrends.

Aqui estão alguns métodos para aumentar a base de usuários do seu aplicativo com mais eficiência.

Crie um Site de Teaser

Este será o seu meio para divulgar informações e capturar endereços de e-mails para pessoas interessadas no seu aplicativo. Seu site deve ser simples e eficaz e também deve incluir um lugar para o blog.

Comece a Blogar

Usando os princípios básicos de SEO, escreva conteúdo que atraia as pessoas ao seu site e incentive os leitores a se inscreverem no seu blog. Depois de se inscrever, você pode oferecer conteúdo valioso, mas também deve compartilhar informações quando o aplicativo for iniciado.

O compartilhamento social, como Twitter, Facebook e Instagram, também pode ser aproveitado para compartilhar conteúdo e conectar-se com usuários em potencial.


Gere um Plano para a Divulgação

Quem está blogando no nicho que seu aplicativo segmenta? Você precisa encontrar essas pessoas, porque elas são influenciadores que podem iniciar seu aplicativo para o estrelato.

Peça uma oportunidade para o influenciador entrar na frente do público. Normalmente, você incluirá uma biografia no final da postagem, onde poderá colocar um link para seu aplicativo.

Torne o Aplicativo Gratuito no Lançamento

Não crie outra barreira para fazer o download, especialmente quando estiver criando análises do aplicativo. Quaisquer blogs que discutam o aplicativo podem promovê-lo de graça.

Crie um Podcast

Além do seu blog, você pode criar um podcast focado no seu nicho de aplicativo. Publique no seu site e também no iTunes. Ou, melhor ainda, redirecione seus podcasts para postagens em blog ou postagens dos influenciadores, para aproveitar seus recursos e alcançar mais pessoas.


Desenvolva um Vídeo do Produto

Ao desenvolver o site do seu aplicativo, crie um vídeo do produto que conte a história do desenvolvimento. As histórias são ferramentas poderosas do marketing e ajudam a capturar a atenção do visitante.

Crie um Grupo no Facebook Direcionado a Interesses

Em qual nicho seu aplicativo segmenta? Crie um grupo direcionado do Facebook, onde pessoas com interesses comuns relacionados ao aplicativo podem se reunir e socializar regularmente. Você criará autoridade no nicho como proprietário do grupo e ganhará força para o seu aplicativo.

Use Anúncios do Facebook

Segmente seu nicho específico, com a capacidade de alavancar dados demográficos e interesses. Quando você faz uma pesquisa detalhada e se concentra em um grupo de pessoas altamente segmentado, os custos gerais de publicidade serão mais baixos e seu ROI será maior.

Aproveite as Mídias Sociais

Organize um bate-papo no Twitter para interagir com pessoas que podem usar seu aplicativo. Tomemos, por exemplo, o RunKeeper, um aplicativo que possui um ótimo blog com muito conteúdo, incluindo dicas para corredores e histórias de sucesso.

Eles compartilham o conteúdo no Twitter, mas também organizam um bate-papo, onde podem reunir pessoas com interesses comuns e criar autoridade e conexões significativas.

Capturar Classificações

Uma classificação mais alta na loja de aplicativos se traduz em mais downloads. Portanto, se seus usuários adoram o aplicativo, peça que eles espalhem a notícia.

Por exemplo, o Localytics usa a segmentação para identificar pessoas que usam seu aplicativo com frequência. Você pode segmentar esse grupo com mensagens no aplicativo, solicitando que classifiquem seu aplicativo.

Independentemente de qual estratégia de marketing você selecionar, é importante sincronizar suas promoções. Tente fazer com que quase tudo apareça ao mesmo tempo antes do lançamento do aplicativo.

Isso faz com que seu público-alvo veja seu aplicativo em vários lugares diferentes e pense: “Nossa, eu realmente preciso verificar esse aplicativo – está em todo lugar!”

O que evitar

Alguns desenvolvedores de aplicativos cometem o erro de optar pelo marketing por email. Geralmente, o email marketing pode ser eficaz quando é altamente direcionado e integrado aos seus outros esforços de marketing. Porém, podem ocorrer problemas quando os emails em geral ou em formulário são enviados com informações sobre seus aplicativos.

Você também pode pular comunicados à imprensa ao promover seu aplicativo. Esse método pode ter sido eficaz há vários anos, mas hoje existem milhões de aplicativos disponíveis. Comunicados de imprensa sobre novos aplicativos geralmente são descartados, resultando em desperdício de dinheiro, energia e tempo.

E, finalmente, pule os sites de revisão “pagos”. Eles geralmente recebem menos tráfego do que o esperado e, igualmente importante, é improvável que seu público-alvo esteja usando esses sites para tomar decisões de compra.

 

 

Os Próximos Passos

Todo desenvolvedor de aplicativos tem uma estratégia diferente e um orçamento diferente. Mas o aspecto mais importante do marketing do seu novo aplicativo é a vontade de experimentar muitas táticas diferentes.

Não existe uma abordagem de marketing “tamanho único” devido à variedade de preferências e processos de revisão do seu público-alvo. Não há uma solução única para promover um aplicativo, você deve considerar seu público-alvo e a melhor maneira de alcançá-lo.

A disposição, no entanto, de tentar diferentes táticas de marketing e medir esses resultados, criará uma estratégia vencedora que resultará em mais usuários fazendo o download do aplicativo, à medida que a palavra se espalha rapidamente.