Aplicativos Guias Comerciais Proibidos pelo Google Play

Aplicativos Guias Comerciais Proibidos pelo Google Play

Aplicativos Guias Comerciais Proibidos pela Google Play

 

Aplicativos Guias Comerciais Proibidos

No mes de outubro a Google Developer, “Decretou” mais uma de suas regras, que acabou deixando muitos profissionais preocupados, proibindo que guias comerciais fossem publicados na Google Play veja na integra nesse link

e enviou o seguinte email para os appers:

Olá, desenvolvedor do Google Play, estamos escrevendo para informá-lo sobre uma atualização recente do nosso Centro de políticas do desenvolvedor.

Fazemos atualizações de tempos em tempos como parte de um esforço contínuo para tornar o Google Play uma experiência positiva para desenvolvedores e consumidores.

Este e-mail é para informá-lo sobre as mudanças recentes que fizemos em nossas políticas, que são destacadas abaixo.

Nós definimos mais claramente as restrições geográficas para nossa política de jogos de azar.

Nós fornecemos clareza sobre a funcionalidade de linha de base que deve estar presente para aplicativos na loja.

Identificamos determinados comportamentos guia guia que não serão permitidos na loja.

Nós tomamos medidas adicionais para proteger usuários limitando como e quando os desenvolvedores podem fazer solicitações de permissão.

Quaisquer novas aplicações ou atualizações de aplicativos publicadas após essa notificação serão imediatamente sujeitas à versão mais recente das Políticas do Programa de Desenvolvedor.

Se você encontrar qualquer aplicativo existente em seu catálogo que não cumpra, corrija o aplicativo e envie-o novamente, ou publique o aplicativo no prazo de 30 dias após receber este e-mail.

Observe que a Central de Ajuda agora inclui uma atualização importante nas taxas de transações de cobrança no Google Play no aplicativo para desenvolvedores que vendem assinaturas através de seus aplicativos distribuídos do Google Play.

Guias

Não permitidos apps de guias que têm como finalidade principal a veiculação de anúncios.

Mais o que quer dizer isso?

 

Bem, como você mesmo pode ver, nem a própria Google explica mais detalhes a respeito, então nos deixa muito vagos ao quanto a uma resposta definitiva. Então só nos resta especular um pouco e fazer algumas deduções.

 

A Google como a Apple, vem fazendo uma limpa em suas stores eliminando aplicativos inativos, testes, sem engajamento etc..  acredito que para se preparar para uma grande demanda futura de aplicativos para celular, aumentando o grau de dificuldade para publicação, cada dia que passa.

 

Direcionar os “Desenvolvedores” para um caminho correto de desenvolvimento, onde é preciso uma pesquisa, problema x solução, engajamento e sentido para que o usuário baixe o aplicativo e o mantenha instalado em seu celular, que lhe entregue conteúdo útil, que realmente resolva um problema e torne a vida desse usuário melhor e não algo que apenas queira oferecer anúncios para esse usuário. Quem baixaria um app desses?

 

Então:

  • Pense no usuário;
  • Menos é mais;
  • Descubra o problema do nicho e entregue uma solução em forma de aplicativo para celular para ele.
  • Quer uma espécie de Guia que tenha um propósito?

 

Você pode criar um aplicativo conforme sua afinidade, conhecimento, hobby, relacionamento, usando o que você tem disponível a sua volta, deixa eu te dar alguns exemplos começando por alguns temas:

 

Vamos supor que você foi tenista por muitos anos, tem um bom relacionamento no meio e resolve criar um aplicativo que fosse útil para os amantes do tênis e ainda entregasse algo de valor para eles.

 

ex: App para tenistas, você pode mostrar dentro de um aplicativo especialmente desenvolvido para atender os amantes do Tenis, então dentro você pode ter desde um blog falando sobre os momentos, profissionais, ranking, pode por entregar dicas de tênis, video aulas, como encontrar as quadras de tênis em sua cidade, lojas de tênis, encordoamento, manutenção, artigos, roupas, pode disponibilizar um mural para o pessoal enviar fotos, chat para se conhecerem, classificados para vender seus usados etc..  informações que realmente vão interessar a este usuário local.

 

Pesquise, descubra o que esse usuário procura e entregue para ele, isso na minha opinião se tornaria um app atrativo você não acha?

…continuação

enviamos um email para a Google Developers e perguntamos sobre o tema e a resposta traduzida ao pé da letra foi essa:

 

 

Olá,
Obrigado por entrar em contato com a equipe do Google Play.

Se você acha que seu aplicativo está em conformidade, envie seu aplicativo para revisão. Certifique-se de que o objetivo principal do seu aplicativo guia não seja exibir anúncios e que ele esteja em conformidade com nossa Política de Reimpressão e Propriedade Intelectual e nossas Políticas do Programa de Desenvolvedor.

Qualquer conformidade percebida ou a não conformidade dos aplicativos de outros desenvolvedores não tem qualquer influência na conformidade de seus próprios aplicativos. Se você quiser denunciar um aplicativo que acredita ser uma violação dos termos do nosso desenvolvedor, sinalize-o como inapropriado no Google Play ou envie um relatório através do nosso formulário de contato.

Obrigado pela sua compreensão e apoio contínuo.

Saudações,
Benjen
A Equipe do Google Play

 

 

Bem, aqui deixo essa notícia, e prometo que vou manter este post atualizado com as novidades que vão surgindo com o tema.

 

Só nos resta agora esperar e observar atentamente nos próximos dias se vamos ter algum desenvolvedor com aplicativo barrado pela Google por estes motivos ou não.

 

Espero que tenha gostado da matéria, caso ja tenha acontecido com você ou algum conhecido seu esse bloqueio, deixe aqui seu comentário e vamos debater sobre o assunto OK.

 

Um Grande Abraço!

Deixe uma resposta